Nesta sexta-feira (22), a CNP Seguradora e os Correios irão formalizar a parceria de exclusividade na distribuição de seguros pela rede de agências e outros canais da empresa pública de logística. O grupo francês venceu a licitação em junho com um lance de R$ 155 milhões. O acordo vale por dez anos. As informações são do site Valor Econômico.
A CNP e os Correios tinham um acordo anterior de distribuição não exclusiva de títulos de capitalização e assistência odontológica. A nova parceria prevê exclusividade para a filial brasileira do grupo francês na distribuição de produtos securitários pela rede de agências e mais canais da companhia de logística.
O CEO da CNP Seguradora, François Tritz, em entrevista ao Valor, enfatizou se tratar de uma parceria de longo prazo, com potencial de se tornar estrategicamente tão relevante quanto a que o grupo tem com a Caixa Econômica Federal. A companhia manteve durante 20 anos a exclusividade de distribuição de seguros na rede do banco. Quando o contrato terminou, a Caixa solicitou o balcão. No novo processo, a CNP firmou “joint ventures” com o banco para distribuição de seguros de vida e prestamista, além de previdência privada e consórcios.
“Trata-se de um modelo completamente novo, que vamos desenvolver em conjunto com os Correios. Vamos comercializar produtos de vida e não vida, como microsseguro residencial, auxílio funeral e outros. A ideia é que essas proteções custem, em média, R$ 20 ao mês, ou seja, tenham um custo muito acessível. Temos uma meta de que todo o processo desde a explicação até a contratação efetiva dure no máximo cinco minutos. Teremos promotores que vão explicar os produtos para os agentes dos Correios”, disse.
Na visão de Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, o acordo tem alinhamento com as funções sociais da companhia, de levar serviços diversificados à população. “A parceria tem como objetivo aumentar as receitas para a empresa, mas também popularizar o seguro. Temos mais de 40 mil profissionais que poderão, eventualmente, ajudar na distribuição dos produtos de porta em porta. Os seguros são um dos componentes de um novo ecossistema que estamos construindo, com mais produtos e serviços. É a primeira de várias parcerias que vamos firmar”, destaca.
Segundo o presidente dos Correios, a proposta do acordo prevê o acréscimo gradual de novos produtos. “Estamos iniciando a parceria com uma quantidade específica de seguros, mas podemos evoluir para uma gama muito maior de produtos. Estamos nos preparando, com investimento em tecnologias como inteligência artificial e análise de dados para melhor utilizar essas informações tanto no negócio quanto no atendimento à população”, concluiu.