Na tarde desta terça-feira, 25, primeiro dia do CQCS Insurtech & Innovation, o painel “Inteligência Artificial como Estratégia para Satisfação do Cliente” abordou como a Inteligência Artificial pode ser usada para ampliar a satisfação do cliente. Os palestrantes da sala Sergio Villas Boas foram Raphael Bauer de Lima, Geral Comercial da MAPFRE Brasil, Luiz Cartolano, Diretor Executivo de Marketing & Transformação da Allianz Seguros e Daniel Garbuglio, SVP LATAM da H2O.ai.
Raphael Bauer iniciou anunciando a Maitê, um avatar gerado por IA e nova assistente virtual da MAPFRE Brasil, para atender os clientes com mais eficiência. “A Maitê é a imagem dessa inteligência artificial que, cada vez mais, tem sido utilizada para agilizar os processos.” Em seguida, apresentou futuros produtos da companhia que contam com a tecnologia para ampliar a satisfação do cliente, por exemplo, o Saúde e Bem Estar, cuja proposta é diagnosticar, através da biometria facial, possíveis doenças como colesterol.
Luiz Cartolano abordou sobre a privacidade dos clientes: “Independente do país em que estamos, precisamos estar aderentes às leis locais. No caso do Brasil, a LGPD garante a privacidade do consumidor de acordo com o que a lei nos diz.” Além disso, Luiz comentou sobre a aplicação da IA em suas campanhas para mídias sociais: “Precisamos ter um volume grande de imagens e, se usamos do banco, pode chocar com a concorrência. Então usamos IA para garantir que passemos a mensagem correta e da melhor maneira aos nossos clientes.”
Daniel Garbuglio reforçou que, mesmo que a Inteligência Artificial seja muito avançada e prática, ainda depende da interação humana. “A palavra final tem que ser do ser humano, porque a máquina pode trazer um modelo de inteligência artificial mais próximo ou menos próximo da realidade, mas ele nunca é perfeito”, finalizou.