As trilhas durante o Conec 2023 contaram com apresentações memoráveis. No dia 7 de setembro, a Trilha 11 recebeu Alfredo Soares, palestrante referência em Empreendedorismo e Vendas, que falou sobre “Futuro das vendas e o marketing digital”. O painel foi promovido pela CAPEMISA.
Fabio Lessa, diretor comercial da CAPEMISA, apresentou o painel, convidando Alfredo Soares para a plenária. “O Alfredo propôs um trabalho grandioso, para levar um pouco de amor para vocês durante a pandemia. Sou um leitor dos livros dele, e apresento a todos o Alfredo Soares”.
Com uma trajetória empreendedora iniciada aos 17 anos, o carioca Alfredo Soares é um dos sócios e vice-presidente da VTEX, considerada uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina. Seu primeiro negócio foi ainda durante a faculdade de Publicidade, quando abriu sua primeira agência para produção de material gráfico para pequenas empresas.
É autor dos livros “Bora Vender: a melhor estratégia é atitude” e “Bora Varejo: como a cultura de transformação digital ajudou as empresas a enfrentarem a maior crise do século”. Já realizou mais de 150 palestras, contando suas experiências em marketing e vendas, se posicionando como uma das maiores autoridades do país, quando o assunto é empreendedorismo.
O especialista fez um comparativo no que se a mudança do comportamento do consumidor, em uma era do consumo de multigerações.. “Para começarmos a falar sobre vendas, sempre sou provocado: venda é um dom, uma arte, uma ciência? Sempre sou muito questionado sobre isso. Na verdade, descobri ao longo do tempo, que a venda é a arte de entender a ciência do comportamento humano. O bom vendedor, se adapta ao cliente de fala mais fluída. Essa é a grande habilidade de vendas, e é isso que faz muita diferença. Se é a arte de entender o comportamento humano, chegamos a um parâmetro simples. É preciso entender que as pessoas possuem comportamentos diferentes, quando comparamos as gerações. Não dá mais para vender da mesma forma, porque cada cliente possui um perfil. A forma de compra de cada pessoa é diferente”.
Alfredo Soares afirmou que a tecnologia é uma grande aliada da venda. “A venda ganhou uma grande aliada, que é a tecnologia. Aposta das vendas: CRM para documentar as informações, big data para nutrir as informações, usando os dados disponíveis na internet, e a inteligência artificial vai ajudar bastante o nosso trabalho, porque ela vai te dar uma qualidade de tempo”, concluiu.