Na reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (19), o Conselho diretor da Susep aprovou o cancelamento do registro da Sateplan Corretora de Seguros por um período de cinco anos. Segundo o processo, os responsáveis pela Corretora recolheram o prêmio do seguro de uma empresa de transportes urbanos e não repassaram os valores para a seguradora. A irregularidade somente foi descoberta após a ocorrência de um sinistro com um dos veículos da frota segurada. “Nestes casos, defendemos uma punição exemplar. Imagine o segurado confiar no Corretor e este não repassar o valor do prêmio para a seguradora. Isso é gravíssimo”, afirmou o superintendente da autarquia, Alessandro Serafin Octaviani Luis, ao acompanhar o voto da relatora do processo, a diretora da Susep, Jéssica Anne de Almeida Bastos.
Contudo, ele fez questão de destacar a relevância do papel exercido no mercado brasileiro pelos Corretores de Seguros. “Ainda bem que a amplíssima maioria dos Corretores de Seguros tem total confiança para os consumidores. Caso contrário, talvez nem tivéssemos um mercado de seguros”, comentou.
Octaviani acrescentou ainda que fatos como esse atestam a importância do Sistema de Registro de Operações (SRO), em fase de implantação pela Susep. “Se esse segurado tivesse a possibilidade de acompanhar a vida do contrato diariamente na tela do computador, através do SRO, ele perceberia que não estava coberto pela seguradora. Casos como esse indicam a importância concreta do esforço da Susep para subir o grau da nossa capacidade regulatória, através do SRO”, salientou.
Notícias | 20 de julho de 2023 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes